Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor
Regulamentos
Apresentação
A educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) foi, durante muito tempo, uma temática menor no contexto das grandes questões socioeducativas. A emergência da Educação Inclusiva enquadra-se no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, sendo conceptualizada como um domínio onde a diversidade social, educativa e cultural de cada um deve ser reconhecida e assumida no âmbito dos processos de aprendizagem e concomitante adoção de metodologias educativas e de reabilitação adaptadas às necessidades individuais. Partindo deste referencial, o presente curso de Mestrado de especialização assenta num modelo de formação reflexivo e crítico, predominantemente orientado para a pesquisa e intervenção em situações emergentes da prática profissional, na área da Educação Especial, com particular incidência nas NEE decorrentes de limitações nas funções cognitivas e motoras. O curso oferece um enfoque abrangente sobre os grandes debates contemporâneos da educação especial e inclusiva, periodizando-se a análise crítica dos referenciais atuais, as políticas, orientações e práticas dominantes nos contextos nacional e internacional.
O curso decorre ao longo de 4 semestres, correspondendo à realização de 30 créditos semestrais, num total de 120 ECTS. Funciona em regime pós-laboral, às sextas (a partir das 18 horas) e aos sábados.
Objetivos orientadores
- Aprofundar os conhecimentos sobre os referenciais teóricos, modelos e práticas da área da Educação Especial, desenvolvendo a capacidade crítica e investigativa no domínio;
- Promover o conhecimento sobre os processos de observação e avaliação nos problemas cognitivos e motores;
- Desenvolver competências para identificar as necessidades específicas dos alunos e famílias nos distintos momentos do ciclo vital;
- Consolidar os conhecimentos sobre a planificação e avaliação de programas e atividades educativas adaptadas às necessidades dos alunos, famílias e instituições;
- Aprofundar os conhecimentos sobre a intervenção psicopedagógica especializada nos diversos âmbitos da ação (escolar, familiar e comunitária);
- Promover o desenvolvimento das funções de colaboração, com as famílias e outros profissionais, no contexto da intervenção;
- Desenvolver a capacidade de Identificar problemas emergentes da prática profissional para a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação.
Plano de Estudos
1º Ano 1º Semestre | ||||||
Código | Unidades curriculares | Total | Contacto | ECTS | Ficheiro ECTS | |
31816000 | Educação Especial, famílias e redes de inclusão social | 140 | 25 | 5 | PT | |
31816001 | Observação e avaliação em práticas inclusivas | 140 | 30 | 5 | PT | |
31816002 | Problemas de cognição e motricidade | 168 | 40 | 6 | PT | |
31816003 | Problemas da linguagem e da comunicação | 112 | 25 | 4 | PT | |
31816004 | Diferenciação e gestão curricular | 140 | 30 | 5 | PT | |
31816005 | Investigação em Educação Especial | 140 | 30 | 5 | PT | |
1º Ano 2º Semestre | ||||||
Código | Unidades curriculares | Total | Contacto | ECTS | Ficheiro ECTS | |
31816006 | Programas e estratégias de intervenção em problemas cognitivo-motores | 168 | 40 | 6 | PT | |
31816007 | Tecnologias de informação e comunicação aplicadas às Necessidades Educativas Especiais | 140 | 30 | 5 | PT | |
31816008 | Sistemas aumentativos e alternativos da comunicação | 112 | 30 | 4 | PT | |
31816009 | Psicopedagogia das relações interpessoais | 140 | 30 | 5 | PT | |
31816010 | Investigação aplicada ao projeto | 280 | 50 | 10 | PT | |
2º Ano 1º Semestre | ||||||
Código | Unidades curriculares | Total | Contacto | ECTS | Ficheiro ECTS | |
2º Ano 2º Semestre | ||||||
Código | Unidades curriculares | Total | Contacto | ECTS | Ficheiro ECTS | |
Saídas Profissionais
- Integração em equipas técnicas de instituições e serviços direcionados ao apoio e reabilitação de pessoas com deficiência e incapacidade;
- Exercício de funções docentes no domínio da Educação Especial;
- Exercício de funções como técnico de educação especial em gabinetes/ centros de desenvolvimento e apoio a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE);
- Integração em equipas multidisciplinares de escolas do ensino regular para apoio a crianças e jovens com NEE e/ ou outras problemáticas de risco;
- Desenvolvimento de projetos de investigação no domínio da Educação Especial;
- Exercício de funções como formadora/ consultora no domínio das Educação Especial/ Necessidades Educativas Especiais.
Acreditação
Estado de acreditação pela A3ES – C/ Despacho – Acreditado
Data de publicação da decisão da A3ES – 23 de junho de 2023
Número de anos acreditado – 3 anos
Deliberação da A3ES – Link
Acreditação – PDF
Guião de autoavaliação – PDF
Relatório de avaliação externa – PDF
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019 | 2017/2018
A informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Processo – NCE/13/00756
Diário da República – Despacho n.º 6026/2014, 2.ª Série, n.º 88, 8 de maio
Acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Desde 2014 as edições têm sido acreditadas junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pelo que a conclusão da parte curricular do mestrado confere um diploma de Formação Especializada no domínio do ciclo de estudos, que habilita para o exercício de funções no âmbito da Educação Especial para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básicos e Secundário, profissionalizados (com pelo menos 5 anos de serviço docente).
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-2941/14
N.º de créditos para efeitos de formação contínua: 12
N.º de créditos para efeitos do n.º3 do artigo 14º do RJFCP: 12
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3018/15
N.º de créditos para efeitos de formação contínua: 12
N.º de créditos para efeitos do n.º3 do artigo 14º do RJFCP: 12
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3203/17
N.º de créditos para efeitos de formação contínua: 12
N.º de créditos para efeitos do n.º3 do artigo 14º do RJFCP: 12
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3203/18
N.º de créditos para efeitos de formação contínua: 12
N.º de créditos para efeitos do n.º3 do artigo 14º do RJFCP: 12
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3345/19
Curso:
Educación Especial, Área De Especialización Dominio Cognitivo Y Motor
Grado:
Cursos de Maestría
Duración:
2 años académicos / 4 semestres
Coordinador:
Profesora Sara Felizardo
Aproveitamento e empregabilidade
Empregabilidade: InfoCursos ou DGEEC