Gabinetes

Centro de Documentação e Informação

Sobre

Estante biblioteca

O Centro de Documentação Prof. Maria Fernanda Gonçalves é uma das bibliotecas que faz parte da Rede de Bibliotecas do Instituto Politécnico de Viseu. O seu acervo inclui, os fundos documentais das extintas Escola do Magistério Primário de Viseu e Escola Normal de Educadores de Infância.

Tem como missão, conservar, valorizar e difundir informação contribuindo para fortalecer a identidade cultural da comunidade escolar; difundir informação útil e atualizada em diversos suportes recorrendo à utilização das novas tecnologias;

servir de base para estudo e investigação científica; e apoiar as atividades de docentes e alunos facultando-lhes os recursos bibliográficos necessários ao desempenho das suas funções, com vista à autoformação e ao trabalho coletivo na procura de uma nova organização do espaço e tempo de aprendizagem.

Este Centro disponibiliza aos seus utilizadores uma sala em livre acesso dividida em várias zonas: Acolhimento, Informação, Referência, Leitura informal, Leitura individual, Estudo em grupo, Hemeroteca e Mediateca.

Links úteis

Formação

Fontes de informação bibliográfica

O objectivo desta formação é saber determinar a natureza e nível de informação que necessita; identificar uma grande variedade de tipos e formatos de fontes de informação; aceder à informação pretendida de forma eficaz e eficiente; seleccionar os métodos de investigação ou sistemas de recuperação de informação mais adequada para aceder à informação que necessita.

Introdução aos serviços da Biblioteca

Participa na elaboração de propostas de criação, reestruturação e extinção de cursos de formação graduada e pós-graduada, promovendo cursos de formação contínua e pós-graduada por si ou em colaboração com outros Departamentos, unidades orgânicas e outras Instituições.

B-on: recursos electrónicos

O objectivo desta formação é promover o acesso electrónico a algumas das principais fontes internacionais de conhecimento; desenvolver competências-chave na gestão da informação e conhecimento; construir e colocar em prática estratégias de busca desenhadas eficazmente; ser capaz de extrair, registar e gerir a informação e as suas fontes.

Serviço de Referência

Serviço de referência é um dos mais importantes serviços numa biblioteca do ensino superior. Professores, investigadores e alunos sabem que é impossível encontrar toda a informação existente sobre o assunto de interesse numa biblioteca.

Serviços

Livros biblioteca

Empréstimos

O empréstimo domiciliário do fundo bibliográfico, rege-se pelo Regulamento da Rede de Bibliotecas do Instituto Politécnico de Viseu.
O empréstimo é facultado individualmente a cada utilizador, ou a instituições em regime de empréstimo interbibliotecas.

Empréstimo Intercampus

A comunidade académica do IPV pode solicitar em empréstimo intercampus fundos bibliográficos que se encontrem na Rede de Bibliotecas do IPV.
Os prazos e regras para empréstimo intercampus efetuam-se nos mesmos moldes do empréstimo geral. (ver regulamento na pág. do CEDOC)

Empréstimo interbibliotecas

O Empréstimo Interbibliotecas é um serviço prestado pela maioria das Bibliotecas nacionais e estrangeiras e instituições similares, com base na responsabilidade interinstitucional, cujo objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos fundos documentais de outras Bibliotecas, mediante a requisição de obras e solicitação de fotocópias de artigos de publicações periódicas, e que tem subjacente o princípio da acessibilidade universal das publicações e a partilha de recursos informativos. O CEDOC pode, a pedido de qualquer utilizador, solicitar a outra biblioteca o empréstimo de uma determinada publicação. As eventuais despesas envolvidas no processo são suportadas pelo utilizador.

Serviço de referência

O Serviço de Referência consiste no apoio personalizado à execução de pesquisas bibliográficas e à exploração dos recursos informativos de carácter científico e pedagógico. Este serviço pretende dar uma resposta rápida ao utilizador e pode ser presencial ou virtual:

Presencial – 09:00h às 17:00h
Por e-mail – mabrantes@esev.ipv.pt ou afonseca@esev.ipv.pt

Sugestões de nova bibliografia

As sugestões de aquisição de nova bibliografia podem ser efetuadas por todos os utentes do Centro de Documentação através de impresso próprio ou por e-mail.

Pode também fazê-lo através da sua conta na Rede de Bibliotecas.

F.A.Q.

Perguntas gerais sobre o Centro de Documentação e Informação da ESEV (CEDOC)

P: Qual o horário de funcionamento do CEDOC?
R: O horário de segunda a sexta-feira é das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.

P: Quem pode frequentar o CEDOC?
R: Docentes, alunos, funcionários e utilizadores externos .

P: O CEDOC tem um regulamento interno?
R: Sim. Pode consultar o regulamento do CEDOC na página da Rede de bibliotecas do IPV em
https://esev.ipv.pt/docs/CEDOC/SD05.pdf

Perguntas sobre pesquisa no catálogo

P: Onde se pode consultar o catálogo do CEDOC?
R: Através dos computadores de pesquisa instalados junto ao balcão de atendimento ou online,
em https://netbib.ipv.pt/Search.aspx

Empréstimo

P: Como devo proceder para requisitar um livro?
R: Deve dirigir-se ao balcão de atendimento, depois de aceder ao livro na estante.

P: Quantos livros posso requisitar e o número de dias?
R: Consulte o Regulamento do CEDOC (Artº 10º – Empréstimo domiciliário) https://esev.ipv.pt/docs/CEDOC/SD05.pdf

P: Todas as obras existentes no CEDOC podem ser requisitadas?
R: Não. As publicações periódicas, obras de referência (dicionários e enciclopédias), publicações de consulta local (obras do reservado), as dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento, e outras publicações cuja utilização o justifique, não são requisitáveis.

Renovar

P: É possível renovar um empréstimo?
R: Sim. A renovação do prazo de empréstimo deve ser requerida (presencialmente, telefone ou on-line) até ao último dia do prazo. O pedido de renovação não implica deferimento tácito.

P: Ultrapassado o prazo limite para a devolução, posso renovar o empréstimo?
R: Não. O utilizador perde o direito à renovação do prazo de empréstimo se devolver a publicação em causa fora do prazo.

Reservar

P: Como se faz uma reserva?
R: A reserva pode ser feita no balcão de atendimento do CEDOC, por telefone, correio eletrónico ou através da interface Web do sistema de empréstimo.

P: Qual o prazo da reserva?
R: A reserva é válida por dois dias após a devolução pelo anterior utilizador.

Devolução

P: Posso devolver uma obra via CTT?
R: Sim. Caso haja impossibilidade de a devolver presencialmente.

P: Existe penalização para os atrasos na devolução?
R: Sim. O atraso na entrega das publicações sujeita o utilizador à suspensão do direito de requisitar publicações.

Empréstimo Intercampus

P: O que é o empréstimo intercampus?
R: Este serviço consiste em que o CEDOC a pedido de um utilizador, pode solicitar a outra biblioteca da Rede de Bibliotecas do IPV (REBIPV) o empréstimo de uma determinada publicação.

P: Tem custos o empréstimo intercampus?
R: Não.

Empréstimo interbibliotecas

P: O que é o empréstimo interbibliotecas (EIB)?
R: O Empréstimo Interbibliotecas é um serviço prestado pela maioria das Bibliotecas nacionais e estrangeiras e instituições similares, com base na responsabilidade interinstitucional, cujo objetivo é facilitar o acesso dos utilizadores aos fundos documentais de outras Bibliotecas, mediante a requisição de obras e solicitação de fotocópias de artigos de publicações periódicas.

P: Qualquer utilizador do CEDOC pode fazer um pedido de EIB?
R: Sim. Os pedidos para EIB podem ser feitos presencialmente ou por correio eletrónico.

P: Quais os custos de um EIB?
R: O serviço de empréstimo interbibliotecas prestado pelo CEDOC a outras instituições congéneres pode estar sujeito ao pagamento de uma taxa de 5€ por livro + portes, independentemente do tipo de publicação a enviar. (Artº 12º, nº 2, alínea g do Regulamento da Rede de Bibliotecas do IPV).

Computadores

P: É necessário password nos computadores instalados no CEDOC?
R: Sim. (esev seguido do nº mecanográfico + password atribuída pelo CI).

Aquisição

P: Posso propor a aquisição de obras para o CEDOC?
R: Sim. A sugestão será, sempre, analisada e a sua aquisição depende de parecer do Órgão competente para o efeito e das verbas disponíveis.

Formação

P: O CEDOC realiza ações de formação para os seus utilizadores?
R: Sim. Estão disponíveis várias ações de formação, para os utilizadores, que podem ser
solicitadas pelos docentes ou grupos de alunos. As mesmas podem ser consultadas em:
Na página do CEDOC Formação

Serviço de Referência

P: O que é o Serviço de Referência?
R: O CEDOC disponibiliza a todos os seus utilizadores o serviço de referência, que consiste no apoio personalizado à execução de pesquisas bibliográficas e à exploração dos recursos informativos de caráter científico e pedagógico. Este serviço pode ser presencial ou virtual.

Pessoas

CEDOC

Centro de Documentação e Informação

Maria Ascensão Abrantes

Coordenadora
Técnica Superior
Email: mabrantes@esev.ipv.pt
Telefone:(+351) 232 419 031

Ângelo Fonseca

Gabinete Técnico
Técnico Superior
Email: afonseca@esev.ipv.pt
Telefone:(+351) 232 419 033

Marta Calheiros

Serviço de Atendimento ao Público
Assistente Técnica
Email: mc@esev.ipv.pt
Telefone:(+351) 232 419 035

Carla Alves

Apoio aos Departamentos/Cedoc
Técnica Superior
Email: calves@esev.ipv.pt
Telefone:(+351) 232 419 030

Horário Letivo

Segunda a Sexta
09h00 às 17h30

Horário Não Letivo

Segunda a Sexta
09h00 às 12h30
14h00 às 17h30