Apoio à Infância
Apresentação
O curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Apoio à Infância enquadra-se num novo tipo de formação superior de curta duração, correspondendo a uma oferta educativa de natureza profissional situada no nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Prevê-se que concretize dois importantes objetivos: i) privilegiar uma rápida inserção no mercado de trabalho dos diplomados; ii) permitir o prosseguimento de estudos, mantendo-se numa ligação direta ao primeiro ciclo de estudos superiores (licenciatura).
O curso visa formar técnicos que deverão assumir, de forma autónoma ou integrados em equipas interdisciplinares, funções de orientação, apoio e supervisão de crianças, conducentes à valorização da formação humana, à promoção do desenvolvimento pessoal e social e à aquisição e desenvolvimento de competências, seja a título individual, seja do ponto de vista grupal.
- Fazer avaliação diagnóstica e contínua das necessidades de desenvolvimento cognitivo, socio afetivo e psicomotor das crianças, envolvendo os diversos agentes educativos com responsabilidade na educação das crianças, favorecendo a comunicação e partilha de informações;
Planificar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento pessoal e social da criança; - Promover, avaliar e supervisionar o impacto das interações e relações interpessoais estabelecidas entre os membros da instituição, as famílias e as crianças, no âmbito dos projetos de vida singulares e coletivos;
- Realizar, com base num planeamento prévio, atividades educacionais formais e não formais em escolas, jardins-de-infância, creches, instituições particulares de solidariedade social e outras estruturas de apoio escolar e familiar;
- Construir e afetar recursos materiais, físicos, logísticos e organizacionais de suporte à prestação de cuidados diários à criança, respondendo às suas necessidades individuais de sono, alimentação, higiene corporal e promoção da saúde, de sociabilidade e interação com o meio;
- Planificar, implementar e avaliar planos de melhoria da ação educativa institucional a que se encontre formal e profissionalmente afeto, respeitando a hierarquia funcional.
Licenciaturas da Escola Superior de Educação de Viseu para prosseguimento de estudos:
- Educação Básica;
- Educação Social.
Ação Social
Os estudantes inscritos no CTeSP são abrangidos pela ação social direta e indireta (bolsas de estudo, alojamento, alimentação), nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior.
O Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância pode exercer funções nos seguintes domínios de intervenção:
- Integração em serviços de apoio à infância de entidades públicas e privadas;
- Integração de equipas multidisciplinares com funções educativas orientadas para a infância no apoio e cooperação dentro e fora do sistema educativo;
- Conceção, produção e desenvolvimento de recursos educativos de apoio à infância;
- Apoio ao desenvolvimento de projetos educativos que envolvam dinâmicas de intervenção no apoio à infância.
Exemplos de instituições onde o Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância pode exercer as suas funções profissionais:
- Centros Sociais e Comunitários;
- Câmaras Municipais;
- Juntas de Freguesia;
- Agrupamentos de Escolas;
- Instituições de Solidariedade Social;
- Centros de Educação Pré-Escolar;
- Centro de Atividades de Tempos Livres;
- Secções de Atividades de Animação e de Componente de Apoio à Família;
- Associações Sociais, Culturais, Desportivas e Recreativas.
Regulamento das condições de ingresso e do regulamento da prova de avaliação de capacidade (n.º 2 do artigo 11.º do DL n.º 43/2014, de 18 de março).
Referenciais da prova de avaliação de capacidade (n.º 3 do artigo 10.º do DL 43/2014, de 18 de março).
Regulamento da Componente de Formação em Contexto de Trabalho dos CTeSP
Regulamento da Componente de Formação em Contexto de Trabalho do CTeSP de Apoio à Infância
Plano de estudos
Grau conferido:
Curso Técnico Superior Profissional
Duração:
2 anos letivos / 4 semestres
Coordenador:
Acreditação
Entidade que emite o registo – Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
Nº de registo – R/Cr 32/2015
Data de registo – 14 de abril de 2015
Data de publicação em Diário da República –27 de janeiro de 2016
Conteúdo do registo/aprovação pela DGES –
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019
A informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Edital de candidatura
Ver EDITAL
Candidaturas Online
Candidata-te AQUI
Informações