Comunicação Aplicada

Apresentação

O Mestrado em Comunicação Aplicada procura formar profissionais qualificados na área da comunicação, um contexto cada vez mais digital, dinâmico, competitivo e em constante mudança. O poder da comunicação é inegável e acompanhar as tendências globais tornou-se numa necessidade para qualquer profissional com espírito empreendedor.

O curso oferece uma formação abrangente, com uma estrutura curricular composta por disciplinas teórico-práticas, e segue uma visão pedagógica direcionada para o mercado de trabalho, com espaço para investigação, experimentação, debate, inovação e empreendedorismo.

O Mestrado em Comunicação Aplicada permite a opção por uma das áreas de especialização:

  • Comunicação Estratégica
  • Audiovisual e Multimédia

Decorre durante 4 semestres, correspondendo a 30 créditos semestrais e 120 ECTS totais, e funciona em regime pós-laboral (a partir das 18 horas) e b-learning.

O ciclo de estudos procura:

  • incrementar a formação e investigação em Ciências da Comunicação;
  • preparar profissionais e investigadores nos domínios da comunicação estratégica, do multimédia e do audiovisual;
  • ampliar o conhecimento científico, descobrindo e criando oportunidades inovadoras nas estratégias de comunicação integrada;
  • preparar para o domínio das temáticas ligadas à sociedade de informação e do conhecimento;
  • gerar profissionais aptos para responder, de forma eficaz, às novas exigências da produção e gestão de conteúdos para diferentes plataformas.

A especialização em Comunicação Estratégica procura aplicar princípios e ferramentas que incrementam a criação e avaliação de conceitos; explorar as mudanças comportamentais da sociedade e das organizações, bem como a sua relação com o potencial estratégico oferecido pelas tecnologias de comunicação e respetivas ferramentas; e associar a dinâmico conhecimento/inovação aos processos de planeamento de comunicação aplicáveis às diversas tipologias de organizações. Comunicação, Inovação, Trends, Meio Digital, Empreendedorismo, Branding, Social Media, Storytelling, Eventos, Metodologias, Investigação, Seminário, Projeto e Estágio são algumas das palavras-chave associadas à especialização.

A especialização em Audiovisual e Multimédia procura reforçar a formação dos estudantes, preparando-os para o trabalho em áreas diversificadas que contemplem a aplicação de conceitos e práticas relacionadas com a área do audiovisual e do multimédia; promover a integração de diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento de soluções de comunicação audiovisual e multimédia; ampliar competências analítico-reflexivas de âmbito vídeo-filmográfico, o domínio dos princípios da linguagem audiovisual e multimédia em distintos contextos de comunicação e também o aprofundar dos conhecimentos teóricos e práticos para a criação de produções audiovisuais e multimédia.

Comunicação, Multimédia, Inovação, Empreendedorismo, Storytelling, Eventos, Narrativas, Produção, Audiovisual, Efeitos Especiais, Metodologias, Investigação, Seminário, Projeto e Estágio são algumas das palavras-chave associadas à especialização.

Saídas Profissionais

O ramo de Comunicação Estratégica pretende formar profissionais capazes de:

  • Desempenhar funções de programação e produção de conteúdos na área da Comunicação Institucional;
  • Gerir comunidades online;
  • Prestar consultoria ou assessoria em Comunicação;
  • Coordenar atividades de programação e organização de eventos;
  • Exercer funções de Account / Supervisor de contas / Diretor de contas em agências publicitárias ou de comunicação.

O ramo de Audiovisual e Multimédia pretende formar profissionais capazes de:

  • Desempenhar funções polivalentes em empresas nas áreas do audiovisual e do multimédia;
  • Desenvolver atividades de coordenação de projetos multimédia interativos e implementação e dinamização de estratégias de comunicação audiovisual;
  • Colaborar na conceção e desenvolvimento de soluções de comunicação multimédia e de produção imagética;
  • Desempenhar funções de gestão de conteúdos audiovisual e multimédia para diferentes plataformas;
  • Desempenhar funções de crítica e análise de comunicação audiovisual.

Plano de Estudos

1º Ano 1º Semestre    Ramo – Comunicação Estratégica
Código Unidades curriculares Ramo Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181100023 Métodos Avançados em Estudos de Comunicação 1 162 30 6 PT
3181100024 Cultura Digital 1 162 30 6 PT
3181100025 Inovação e Empreendedorismo 1 162 30 6 PT
3181100026 Estratégia e Marketing Digital 1 162 30 6 PT
3181100027 Cenários Emergentes em Comunicação 1 162 30 6 PT
           
1º Ano 2º Semestre    Ramo – Comunicação Estratégica
Código Unidades curriculares Ramo Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181100028 Comunicação e Espaço Público 1 162 30 6 PT
3181100029 Laboratório de Eventos 1 162 30 6 PT
3181100030 Branding & Social Media 1 162 30 6 PT
3181100031 Pensamento Criativo e Storytelling 1 162 30 6 PT
3181100032 Comunicação Publicitária no Meio Digital 1 162 30 6 PT
           
2º Ano 1º Semestre   Ramo – Comunicação Estratégica
Código Unidades curriculares Ramo Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181100033 Seminário 1 405 80 15 PT
3181100034 Projeto/Estágio 1 1215 240 45 PT
           
2º Ano 2º Semestre   Ramo – Comunicação Estratégica
Código Unidades curriculares Ramo Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181100033 Seminário 1 405 80 15 PT
3181100034 Projeto/Estágio 1 1215 240 45 PT
           
1º Ano 1º Semestre    Ramo – Audiovisual e Multimédia
Código Unidades curriculares Ramo Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181100035 Métodos Avançados em Estudos de Comunicação 2 162 30 6 PT
3181100036 Cultura Digital 2 162 30 6 PT
3181100037 Inovação e Empreendedorismo 2 162 30 6 PT
3181100038 Produção Audiovisual 2 162 30 6 PT
3181100039 Comunicação e Multimédia 2 162 30 6 PT
           
1º Ano 2º Semestre    Ramo – Audiovisual e Multimédia
Código Unidades curriculares Ramo Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181100040 Comunicação e Espaço Público 2 162 30 6 PT
3181100041 Laboratório de Eventos 2 162 30 6 PT
3181100042 Narrativas Interativas 2 162 30 6 PT
3181100043 Pós-Produção e Efeitos Especiais 2 162 30 6 PT
3181100044 Laboratório de Conteúdos Online 2 162 30 6 PT
           
2º Ano 1º Semestre   Ramo – Audiovisual e Multimédia
Código Unidades curriculares Ramo Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181100045 Seminário 2 405 80 15 PT
3181100046 Projeto/Estágio 2 1215 240 45 PT
           
2º Ano 2º Semestre   Ramo – Audiovisual e Multimédia
Código Unidades curriculares Ramo Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181100045 Seminário 2 405 80 15 PT
3181100046 Projeto/Estágio 2 1215 240 45 PT
           

Despacho n.º 8531/2016 (DR nº 124 de 30 de junho de 2016 – 2ª Série)

Despacho n.º 6718/2023 (DR nº 119 de 21 de junho de 2023- 2ª Série)

Condições de Acesso e Ingresso

Encontram-se abertas as candidaturas ao Mestrado em Comunicação Aplicada.

Edital de candidaturas / Critérios de seleção e seriação

CANDIDATE-SE AQUI

Acreditação

Estado de acreditação pela A3ES – Acreditado
Data de publicação da decisão da A3ES – 20 de outubro de 2022
Número de anos acreditado – 3 anos
Deliberação da A3ES –Link
Acreditação – PDF
Guião de autoavaliação – PDF
Relatório de avaliação externa – PDF
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019 | 2017/2018

A informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior

Curso

Comunicação Aplicada

Grau conferido:

Mestrado

Duração:

2 anos letivos / 4 semestres

Departamento:

Comunicação e Arte

Coordenador:

Edital de candidatura (3ªfase)

Ver EDITAL

Candidaturas Online

Empregabilidade

Regulamentos

Informações