Apoio à Infância

Apresentação

O curso de Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Apoio à Infância enquadra-se num novo tipo de formação superior de curta duração, correspondendo a uma oferta educativa de natureza profissional situada no nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Prevê-se que concretize dois importantes objetivos: i) privilegiar uma rápida inserção no mercado de trabalho dos diplomados; ii) permitir o prosseguimento de estudos, mantendo-se numa ligação direta ao primeiro ciclo de estudos superiores (licenciatura).

O curso visa formar técnicos que deverão assumir, de forma autónoma ou integrados em equipas interdisciplinares, funções de orientação, apoio e supervisão de crianças, conducentes à valorização da formação humana, à promoção do desenvolvimento pessoal e social e à aquisição e desenvolvimento de competências, seja a título individual, seja do ponto de vista grupal.

  • Fazer avaliação diagnóstica e contínua das necessidades de desenvolvimento cognitivo, socio afetivo e psicomotor das crianças, envolvendo os diversos agentes educativos com responsabilidade na educação das crianças, favorecendo a comunicação e partilha de informações;
    Planificar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento pessoal e social da criança;
  • Promover, avaliar e supervisionar o impacto das interações e relações interpessoais estabelecidas entre os membros da instituição, as famílias e as crianças, no âmbito dos projetos de vida singulares e coletivos;
  • Realizar, com base num planeamento prévio, atividades educacionais formais e não formais em escolas, jardins-de-infância, creches, instituições particulares de solidariedade social e outras estruturas de apoio escolar e familiar;
  • Construir e afetar recursos materiais, físicos, logísticos e organizacionais de suporte à prestação de cuidados diários à criança, respondendo às suas necessidades individuais de sono, alimentação, higiene corporal e promoção da saúde, de sociabilidade e interação com o meio;
  • Planificar, implementar e avaliar planos de melhoria da ação educativa institucional a que se encontre formal e profissionalmente afeto, respeitando a hierarquia funcional.

Licenciaturas da Escola Superior de Educação de Viseu para prosseguimento de estudos:

  • Educação Básica;
  • Educação Social.

Ação Social
Os estudantes inscritos no CTeSP são abrangidos pela ação social direta e indireta (bolsas de estudo, alojamento, alimentação), nos mesmos termos dos restantes estudantes do ensino superior.

Objetivos

O Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância pode exercer funções nos seguintes domínios de intervenção:

  • Integração em serviços de apoio à infância de entidades públicas e privadas;
  • Integração de equipas multidisciplinares com funções educativas orientadas para a infância no apoio e cooperação dentro e fora do sistema educativo;
  • Conceção, produção e desenvolvimento de recursos educativos de apoio à infância;
  • Apoio ao desenvolvimento de projetos educativos que envolvam dinâmicas de intervenção no apoio à infância.

Exemplos de instituições onde o Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância pode exercer as suas funções profissionais:

  • Centros Sociais e Comunitários;
  • Câmaras Municipais;
  • Juntas de Freguesia;
  • Agrupamentos de Escolas;
  • Instituições de Solidariedade Social;
  • Centros de Educação Pré-Escolar;
  • Centro de Atividades de Tempos Livres;
  • Secções de Atividades de Animação e de Componente de Apoio à Família;
  • Associações Sociais, Culturais, Desportivas e Recreativas.
Regulamentos

Plano de estudos

Grau conferido:

Curso Técnico Superior Profissional

Duração:

2 anos letivos / 4 semestres

Coordenador:

Acreditação

Entidade que emite o registo – Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
Nº de registo – R/Cr 32/2015
Data de registo – 14 de abril de 2015
Data de publicação em Diário da República –27 de janeiro de 2016
Conteúdo do registo/aprovação pela DGES –
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019

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