Publicidade e Relações Públicas

Apresentação

Perfis de competência

Competências Gerais

  • Construir mensagens de natureza diversificada em diferentes contextos de comunicação;
  • Possuir capacidades de análise, de síntese e de organização;
  • Revelar predisposição para o trabalho individual e em grupo, dinamizando e contribuindo para a resolução de problemas;
  • Aplicar conhecimentos adquiridos em situações práticas de ambiente laboral;
  • Revelar capacidade de inovação, denotando criatividade em situações de trabalho.

Competências Específicas

  • Utilizar estratégias de comunicação verbal;
  • Conhecer e aplicar ferramentas das tecnologias da informação e da comunicação;
  • Comunicar em língua estrangeira para fins específicos;
  • Adquirir e aplicar mecanismos próprios à comunicação em língua estrangeira;
  • Conhecer outras culturas e desenvolver uma cultura de tolerância e de intercompreensão;
  • Conhecer os diferentes intervenientes no processo publicitário;
  • Conhecer e aplicar diferentes técnicas de criação publicitária;
  • Compreender as Relações Públicas como uma actividade para a humanização interna e externa da organização;
  • Discernir os objectivos, tipos, modelos organizativos e instrumentos das Relações Públicas.

Competências no final do curso

  • Projectar estratégias publicitárias ou de comunicação institucional;
  • Estabelecer e manter redes de comunicação interna;
  • Gerir projectos de patrocínio e mecenato;
  • Manter contactos pertinentes com os órgãos de Comunicação Social;
  • Organizar eventos;
  • Redigir e editar house-organs e outras publicações institucionais.

Saídas Profissionais

O curso de licenciatura em Publicidade e Relações Públicas contempla as seguintes saídas profissionais:

  • Departamentos de comunicação em empresas ou organizações públicas;
  • Análise de mercados;
  • Agências e gabinetes de publicidade;
  • Criação, redação e produção publicitária;
  • Centrais de compras;
  • Gabinetes de comunicação empresarial e institucional;
  • Assessoria de imagem;
  • Assessoria de imprensa
  • Gabinetes de protocolo e eventos.

Plano de Estudos

1º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
3181201002 Sociologia da Comunicação 108 45 4 PT
3181201003 Gestão de Recursos Humanos 135 60 5 PT
3181201004 Língua Estrangeira I (Inglês) 81 45 3 PT
3181201005 Marketing Estratégico 135 60 5 PT
3181201006 Princípios de Gestão 135 60 5 PT
3181201007 Teorias da Comunicação 135 60 5 PT
3181201008 Performance Criativa 81 45 3 PT
           
1º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
3181201009 Teoria das Organizações 135 60 5 PT
3181201041 Língua Estrangeira II – Inglês 81 45 3 PT
3181201042 Língua Estrangeira II – Francês 81 45 3 PT
3181201011 Marketing Operacional 108 45 4 PT
3181201012 Semiótica e Semiologia da Publicidade 135 60 5 PT
3181201013 Oficina das Tecnologias da Informação e Comunicação 108 45 4 PT
3181201014 Sistemas e Modelos de Comunicação 135 60 5 PT
3181201015 Técnicas de Expressão em Publicidade e Relações Públicas 108 45 4 PT
           
2º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
3181201016 Metodologia de Investigação em Comunicação 135 60 5 PT
3181201017 Marketing Digital 81 45 3 PT
3181201018 Gestão de Marcas 81 45 3 PT
3181201019 Audiovisuais na Publicidade 108 45 4 PT
3181201020 Design 135 60 5 PT
3181201021 Relações Públicas 135 60 5 PT
3181201022 Teoria da Publicidade 135 60 5 PT
           
2º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
3181201023 Comunicação Falada e Processamento da Informação Verbal 108 45 4 PT
3181201024 Laboratório de Publicidade 108 45 4 PT
3181201025 Ética e Responsabilidade Social Corporativa 81 45 3 PT
3181201026 Atelier Multimédia 135 60 5 PT
3181201027 Psicologia da Comunicação 108 45 4 PT
3181201028 Comunicação e Gestão de Reputação Institucional 135 60 5 PT
3181201029 Estatística Aplicada 135 60 5 PT
           
3º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
3181201030 Publicidade e Relações Públicas em Ambiente Digital 135 60 5 PT
3181201031 Comunicação Estratégica 108 45 4 PT
3181201032 Empreendedorismo 108 45 4 PT
3181201033 Infografia 108 45 4 PT
3181201034 Pragmática da Comunicação 108 45 4 PT
3181201035 Programação e Gestão de Eventos 135 60 5 PT
3181201036 Análise de Mercados e Comportamento do Consumidor 108 45 4 PT
           
3º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
3181201037 Estágio 486 360 18 PT
3181201038 Oficina de Relações Públicas 81 45 3 PT
3181201039 Campanhas Publicitárias e Planeamento de Meios 135 60 5 PT
31813054 Op. Grafismo Digital 108 45 4 PT
31813055 Op. Relações Públicas em Ambiente Digital 108 45 4 PT
31813071 Op. Laboratório de produção multimédia 108 45 4 PT
31813075 Op. Assessoria da Comunicação 108 45 4 PT
31813076 Op. Design de Interação 108 45 4 PT
31813083 Op. Inteligência Artificial aplicada à Comunicação 108 45 4 PT
31813085 Op. Brandstory e copywriting 108 45 4 PT
           

Despacho (extrato) n.º 11854/2014 – Diário da República n.º 183/2014, Série II de 2014-09-23

Despacho n.º 9212/2019 – Diário da República n.º 196/2019, Série II de 2019-10-11 (Novo Plano)

Condições de Acesso e Ingresso

Provas de ingresso: 09.Geografia OU 11.História OU 18.Português

Nota: A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Acreditação

Estado de acreditação pela A3ES – Acreditado
Data de publicação da decisão da A3ES – 22 de julho de 2019
Número de anos acreditado – 6 anos
Deliberação da A3ES –Link
Acreditação – PDF
Guião de autoavaliação – PDF
Relatório de avaliação externa – PDF
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019 | 2017/2018

A informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior

Curso

Publicidade e Relações Públicas

Grau conferido:

Licenciatura

Duração:

3 anos letivos / 6 semestres

Departamento:

Comunicação e Arte

Coordenador:

Candidaturas Online

Empregabilidade

Regulamentos

Informações