Publicidade e Relações Públicas

Apresentação

Perfis de competência

Competências Gerais

  • Construir mensagens de natureza diversificada em diferentes contextos de comunicação;
  • Possuir capacidades de análise, de síntese e de organização;
  • Revelar predisposição para o trabalho individual e em grupo, dinamizando e contribuindo para a resolução de problemas;
  • Aplicar conhecimentos adquiridos em situações práticas de ambiente laboral;
  • Revelar capacidade de inovação, denotando criatividade em situações de trabalho.

Competências Específicas

  • Utilizar estratégias de comunicação verbal;
  • Conhecer e aplicar ferramentas das tecnologias da informação e da comunicação;
  • Comunicar em língua estrangeira para fins específicos;
  • Adquirir e aplicar mecanismos próprios à comunicação em língua estrangeira;
  • Conhecer outras culturas e desenvolver uma cultura de tolerância e de intercompreensão;
  • Conhecer os diferentes intervenientes no processo publicitário;
  • Conhecer e aplicar diferentes técnicas de criação publicitária;
  • Compreender as Relações Públicas como uma actividade para a humanização interna e externa da organização;
  • Discernir os objectivos, tipos, modelos organizativos e instrumentos das Relações Públicas.

Competências no final do curso

  • Projectar estratégias publicitárias ou de comunicação institucional;
  • Estabelecer e manter redes de comunicação interna;
  • Gerir projectos de patrocínio e mecenato;
  • Manter contactos pertinentes com os órgãos de Comunicação Social;
  • Organizar eventos;
  • Redigir e editar house-organs e outras publicações institucionais.

Saídas Profissionais

O curso de licenciatura em Publicidade e Relações Públicas contempla as seguintes saídas profissionais:

  • Departamentos de comunicação em empresas ou organizações públicas;
  • Análise de mercados;
  • Agências e gabinetes de publicidade;
  • Criação, redação e produção publicitária;
  • Centrais de compras;
  • Gabinetes de comunicação empresarial e institucional;
  • Assessoria de imagem;
  • Assessoria de imprensa
  • Gabinetes de protocolo e eventos.

Plano de Estudos

1º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181200950 Estatística Aplicada 2 135 60 5 PT
3181200951 Gestão de Recursos Humanos I 2 135 60 5 PT
3181200952 Língua Estrangeira I (Inglês) 2 81 45 3 PT
3181200953 Marketing I 2 135 60 5 PT
3181200954 Princípios de Gestão 2 108 45 4 PT
3181200955 Semiótica da Comunicação 2 135 60 5 PT
3181200956 Temas de História Contemporânea 2 135 60 3 PT
               
3181201002 Sociologia da Comunicação 3 108 45 4 PT
3181201003 Gestão de Recursos Humanos 3 135 60 5 PT
3181201004 Língua Estrangeira I (Inglês) 3 81 45 3 PT
3181201005 Marketing Estratégico 3 135 60 5 PT
3181201006 Princípios de Gestão 3 135 60 5 PT
3181201007 Teorias da Comunicação 3 135 60 5 PT
3181201008 Performance Criativa 3 81 45 3 PT
           
1º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181200957 Gestão de Recursos Humanos II 2 108 45 4 PT
3181200990 Língua Estrangeira II – Inglês 2 81 45 3 PT
3181200991 Língua Estrangeira II – Francês 2 81 45 3 PT
3181200959 Marketing II 2 135 60 5 PT
3181200960 Metodologia de Pesquisa 2 135 60 5 PT
3181200961 Oficina das Tecnologias da Informação e Comunicação 2 108 45 4 PT
3181200962 Sistemas e Modelos de Comunicação 2 135 60 5 PT
3181200963 Técnicas de Expressão em Publicidade e Relações Públicas 2 108 45 4 PT
               
3181201009 Teoria das Organizações 3 135 60 5 PT
3181201041 Língua Estrangeira II – Inglês 3 81 45 3 PT
3181201042 Língua Estrangeira II – Francês 3 81 45 3 PT
3181201011 Marketing Operacional 3 108 45 4 PT
3181201012 Semiótica e Semiologia da Publicidade 3 135 60 5 PT
3181201013 Oficina das Tecnologias da Informação e Comunicação 3 108 45 4 PT
3181201014 Sistemas e Modelos de Comunicação 3 135 60 5 PT
3181201015 Técnicas de Expressão em Publicidade e Relações Públicas 3 108 45 4 PT
           
2º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181200964 Análise de Mercados e Comportamento do Consumidor 2 108 45 4 PT
3181200965 Audiovisuais na Publicidade 2 108 45 4 PT
3181200966 Design I 2 108 45 4 PT
3181200967 Performance Criativa 2 108 45 4 PT
3181200968 Relações Públicas I 2 135 60 5 PT
3181200969 Sociologia da Comunicação 2 108 45 4 PT
3181200970 Teoria da Publicidade I 2 135 60 5 PT
               
3181201016 Metodologia de Investigação em Comunicação 3 135 60 5 PT
3181201017 Marketing Digital 3 81 45 3 PT
3181201018 Gestão de Marcas 3 81 45 3 PT
3181201019 Audiovisuais na Publicidade 3 108 45 4 PT
3181201020 Design 3 135 60 5 PT
3181201021 Relações Públicas 3 135 60 5 PT
3181201022 Teoria da Publicidade 3 135 60 5 PT
           
2º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181200971 Comunicação Falada e processamento da Informação Verbal 2 108 45 4 PT
3181200972 Teoria da Publicidade II 2 135 60 5 PT
3181200973 Design II 2 108 45 4 PT
3181200974 Gestão de Marcas 2 81 45 3 PT
3181200975 Psicologia da Comunicação 2 108 45 4 PT
3181200976 Relações Públicas II 2 135 60 5 PT
3181200977 Semiótica e Semiologia da Publicidade 2 135 60 5 PT
               
3181201023 Comunicação Falada e Processamento da Informação Verbal 3 108 45 4 PT
3181201024 Laboratório de Publicidade 3 108 45 4 PT
3181201025 Ética e Responsabilidade Social Corporativa 3 81 45 3 PT
3181201026 Atelier Multimédia 3 135 60 5 PT
3181201027 Psicologia da Comunicação 3 108 45 4 PT
3181201028 Comunicação e Gestão de Reputação Institucional 3 135 60 5 PT
3181201029 Estatística Aplicada 3 135 60 5 PT
           
3º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181200978 Atelier Multimédia 2 135 60 5 PT
3181200979 Comunicação Estratégica 2 108 45 4 PT
3181200980 Empreendedorismo 2 108 45 4 PT
31813054 Op. Grafismo Digital 2 108 45 4 PT
31813055 Op. Relações Públicas em Ambiente Digital 2 108 45 4 PT
31813060 Op. On-air and online branding: criação de um rebrand 2 108 45 4 PT
31813071 Op.  Laboratório de produção multimédia 2 108 45 4 PT
31813072 Op. Escrita Criativa 2 108 45 4 PT
31813076 Op. Design de Interação 2 108 45 4 PT
3181200498 Op. Estudos Interculturais 2 108 45 4 PT
3181200910 Língua Portuguesa para Fins Técnico – Empresariais II 2 108 45 4 PT
3181200992 Op. Língua Estrangeira (Francês I e II) 2 108 45 4 PT
3181200993 Op. Língua Estrangeira (Francês III e IV) 2 108 45 4 PT
3181200994 Op. Língua Portuguesa para Fins Técnico – Empresariais I 2 108 45 4 PT
3181200995 Op. Língua Portuguesa para Fins Técnico – Empresariais II 2 108 45 4 PT
3181200996 Op. Recuperação e Avaliação da Informação II 2 108 45 4 PT
3181200997 Op. Oficina das TIC 2 108 45 4 PT
3181200998 Op. Teatro Social 2 108 45 4 PT
3181201000 Op. Estratégias e dinâmicas de Comunicação Cultural 2 108 45 4 PT
3181201001 Op. Língua Estrangeira (Inglês III e IV) 2 108 45 4 PT
3181200982 Pragmática da Comunicação 2 108 45 4 PT
3181200983 Programação e Gestão de Eventos 2 135 60 5 PT
3181200984 Recuperação e Avaliação da Informação 2 108 45 4 PT
               
3181201030 Publicidade e Relações Públicas em Ambiente Digital 3 135 60 5 PT
3181201031 Comunicação Estratégica 3 108 45 4 PT
3181201032 Empreendedorismo 3 108 45 4 PT
3181201033 Infografia 3 108 45 4 PT
3181201034 Pragmática da Comunicação 3 108 45 4 PT
3181201035 Programação e Gestão de Eventos 3 135 60 5 PT
3181201036 Análise de Mercados e Comportamento do Consumidor 3 108 45 4 PT
           
3º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Plano Total Contato ECTS Ficheiro ECTS
3181200985 Cultura Visual 2 108 45 4 PT
3181200986 Estágio 2 378 280 14 PT
3181200987 Infografia 2 108 45 4 PT
3181200988 Oficina de Relações Públicas 2 81 45 3 PT
3181200989 Projetos e Campanhas Publicitárias 2 135 60 5 PT
               
3181201037 Estágio 3 486 360 18 PT
3181201038 Oficina de Relações Públicas 3 81 45 3 PT
3181201039 Campanhas Publicitárias e Planeamento de Meios 3 135 60 5 PT
31813054 Op. Grafismo Digital 3 108 45 4 PT
31813055 Op. Relações Públicas em Ambiente Digital 3 108 45 4 PT
31813071 Op.  Laboratório de produção multimédia 3 108 45 4 PT
31813075 Op. Assessoria da Comunicação 3 108 45 4 PT
31813076 Op. Design de Interação 3 108 45 4 PT
31813083 Op. Inteligência Artificial aplicada à Comunicação 3 108 45 4 PT
31813085 Op. Brandstory e copywriting 3 108 45 4 PT
           

Despacho (extrato) n.º 11854/2014 – Diário da República n.º 183/2014, Série II de 2014-09-23

Despacho n.º 9212/2019 – Diário da República n.º 196/2019, Série II de 2019-10-11 (Novo Plano)

Condições de Acesso e Ingresso

Provas de ingresso: 09.Geografia OU 11.História OU 18.Português

Nota: A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Acreditação

Estado de acreditação pela A3ES – Acreditado
Data de publicação da decisão da A3ES – 22 de julho de 2019
Número de anos acreditado – 6 anos
Deliberação da A3ES –Link
Acreditação – PDF
Guião de autoavaliação – PDF
Relatório de avaliação externa – PDF
Relatórios de curso – 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019 | 2017/2018

A informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior

Curso

Publicidade e Relações Públicas

Grau conferido:

Licenciatura

Duração:

3 anos letivos / 6 semestres

Departamento:

Comunicação e Arte

Coordenador:

Candidaturas Online

Empregabilidade

Regulamentos

Informações