Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Apresentação

A longa tradição da Escola Superior de Educação (ESEV) na formação inicial, complementar e especializada de professores, aliada ao novo desafio que o Processo de Bolonha e o Regime de habilitação profissional para a docência nos coloca, permite potenciar a experiência da ESEV em articulação com as políticas de educação, enquadradas num paradigma de formação que visa habilitar os docentes para o exercício da sua actividade profissional de forma autónoma, social e ética.

Objetivos

O curso pretende habilitar profissionalmente para a docência de todas as áreas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, contemplando o seguinte quadro de objetivos de formação:

      • Promover uma formação educacional geral, abrangendo os conhecimentos, capacidades, atitudes e competências no domínio da educação relevantes para o desempenho como Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico;
      • Desenvolver competências pessoais e profissionais adequadas às diferentes dimensões de desempenho de Educador de Infância e de Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico;
      • Mobilizar conhecimentos, capacidades, atitudes e competências no âmbito das didáticas específicas relativos ao ensino em todas as áreas curriculares da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico para o exercício da profissão;
      • Desenvolver posturas reflexivas sobre os grandes problemas do mundo contemporâneo, da política educacional e do papel da escola na sociedade;
      • Alargar a formação cultural, social e ética a áreas do saber e cultura diferentes das do domínio de habilitação para a docência;
      • Incentivar a reflexão sobre as dimensões ética e cívica da profissionalidade docente no sentido de adequar a sua intervenção educativa;
      • Fomentar a capacidade para a intervenção em projetos de ação, investigação, inovação e experimentação científica e pedagógica;
      • Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de um modo autónomo.

Saídas Profissionais

O mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico habilita profissionalmente para a docência em todas as áreas da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Plano de Estudos

1º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
3181300233 Jogo e Cultura na Educação Pré-Escolar 135 52 3 PT
3181300234 Organização E Administração Escolar, Comunidade e Familia 81 30 3 PT
3181300235 Didáticas Específicas do 1º CEB I 135 52 5 PT
3181300236 Didáticas Específicas da Educação de Infância I 216 90 8 PT
3181300237 Seminário de Inovação Pedagógica 81 30 3 PT
3181300238 Seminário de Áreas Disciplinares do 1.º CEB I 162 60 6 PT
           
1º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
3181300239 Seminário de Áreas Disciplinares do 1.º CEB II 135 52 5 PT
3181300262 Linguagens e Representações na Educação Pré-Escolar 108 45 4 PT
3181300263 Didáticas Específicas do 1º CEB II 189 67 7 PT
3181300264 Necessidades Específicas e Inclusão 81 30 3 PT
3181300265 Didáticas Específicas de Educação de Infância II  297 120 11 PT
           
2º Ano 1º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
           
2º Ano 2º Semestre
Código Unidades curriculares Total Contacto ECTS Ficheiro ECTS
           

Despacho n.º 9887/2015 (DR n.º 169 de 31 de agosto de 2015 – 2ª Série)

Registo n.º R/A-CR 196/2015 em 13/08/2015

Acreditação

Estado de acreditação pela A3ES – Acreditado
Data de publicação da decisão da A3ES – 21 de março de 2022
Número de anos acreditado – 3 anos
Deliberação da A3ES –Link
Acreditação – PDF
Guião de autoavaliação – PDF
Relatório de avaliação externa – PDF
Relatórios de curso – 2023/2024 | 2022/2023 | 2021/2022 | 2020/2021 | 2019/2020 | 2018/2019 | 2017/2018

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Curso

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Grau conferido:

Mestrado

Duração:

2 anos letivos / 4 semestres

Departamento:

Comunicação e Arte

Coordenador:

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