Os objetivos a seguir identificados fundamentam-se na experiência portuguesa e europeia e, nas novas tendências da área das Ciências da Comunicação, pelo que devem ser considerados como princípios orientadores deste ciclo de estudos:
-
-
- Identificar os processos informativos e de comunicação, assim como, das principais correntes e teorias que os formalizam do ponto de vista conceptual, metodológico e de investigação.
- Conhecer a estrutura dos meios de comunicação e dos seus principais formatos enquanto expressão de contextos sociais e mudanças culturais.
- Conhecer o impacto social das tecnologias informativas e da comunicação contemporânea no sistema social.
- Desenvolver competências comunicativas na língua materna como forma de expressão profissional em distintos meios de comunicação de forma a poder analisar factos e temas de maior difusão internacional.
- Desenvolver competências comunicativas em língua estrangeira para fins específicos.
- Conhecer e aplicar tecnologias e sistemas utilizados para processar, elaborar e transmitir informação assim como expressar e difundir modelos ou criações gráficas.
- Conhecer os acontecimentos, mensagens e representações que configuram o panorama atual das diferentes variáveis das ciências da comunicação.
- Conhecer o mundo contemporâneo e a sua evolução histórica recente, em particular os fenómenos que ajudam a compreender política, económica e culturalmente o devir das sociedades.
- Possuir capacidade analítico-crítica e reflexivo-interpretativa de natureza pluridisciplinar, adquirindo competências no campo da investigação académica e aplicada.
- Possuir uma perspetiva científica das ferramentas metodológicas fundamentais para planificar, e avaliar unidades de informação e documentação científica.
- Conhecer o ordenamento jurídico da informação e da ética e deontologia que afetam o profissional de comunicação.
- Identificar as teorias sobre assessoria de comunicação, que promovam a aplicação do pensamento criativo nas suas diversas manifestações e atividades.
- Promover a capacidade de comunicar desenvolvendo e otimizando sinergias de grupo.
- Possuir uma preparação técnica e profissional relativa às formas, processos e tendências inovadoras da comunicação, aplicando diferentes ferramentas das novas tecnologias com recurso à experimentação derivada da prática laboratorial e profissional.
- Desenvolver uma atitude estratégica proporcionada pelo conhecimento exaustivo dos elementos que se interrelacionam no sistema da comunicação.